quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Palavra de Deus 28º Domingo Tempo Comum

Caros amigos, retomando o hábito da publicação no nosso blogue das leituras dominicais, aqui ficam as leituras do próximo Domingo (sábado), o 28º do Tempo Comum.
Espero que sirvam para uma melhor reflexão da palavra de Deus.
Um abraço em Cristo
Leitura do Segundo Livro dos Reis (2Reis 5, 14-17)
Naqueles dias,o general sírio Naamã desceu ao Jordão e aí mergulhou sete vezes, como lhe mandara Eliseu, o homem de Deus. A sua carne tornou-se tenra como a de uma criança e ficou purificado da lepra. Naamã foi ter novamente com o homem de Deus, acompanhado de toda a sua comitiva. Ao chegar diante dele, exclamou:«Agora reconheço que em toda a terra não há outro Deus senão o de Israel. Peço-te que aceites um presente deste teu servo». Eliseu respondeu-lhe:«Pela vida do Senhor que eu sirvo,nada aceitarei». E apesar das insistências, ele recusou. Disse então Naamã:«Se não aceitas, permite ao menos que se dê a este teu servo uma porção de terra para um altar, tanto quanto possa carregar uma parelha de mulas, porque o teu servo nunca mais há-de oferecer holocausto ou sacrifício a quaisquer outros deuses, mas apenas ao Senhor, Deus de Israel».
Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo (2Tim 2,8-13)
Caríssimo:Lembra-te de que Jesus Cristo, descendente de David, ressuscitou dos mortos, segundo o meu Evangelho, pelo qual eu sofro, até ao ponto de estar preso a estas cadeias como um malfeitor. Mas a palavra de Deus não está encadeada. Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. É digna de fé esta palavra:Se morremos com Cristo, também com Ele viveremos; se sofremos com Cristo, também com ele reinaremos; se O negarmos, também Ele nos negará; se Lhe formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-Se a Si mesmo.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 17,11-19)
Naquele tempo, indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia. Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos. Conservando-se a distância, disseram em alta voz:«Jesus, Mestre, tem compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes:«Ide mostrar-vos aos sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles, ao ver-se curado,voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz,e prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse:«Não foram dez que ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?»E disse ao homem:«Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou».

Sem comentários: