terça-feira, 16 de outubro de 2007

Diferentes palavras... a mesma fé.

Pois é queridos amigos, pegando na ideia do meu homónimo, este é um meio privilegiado para nos mantermos em contacto e divulgarmos as nossas experiências.
É nesse sentido que vos escrevo este post.
Esta experiência de estar “desterrado” numa terra distante tem sido muito interessante… se por um lado sinto saudades de casa, dos amigos, dos hábitos criados, por outro é um mundo totalmente novo à descoberta… Tenho em particular visto novas formas de viver a fé, pois como sabem a maioria da população da Roménia é cristã… mas Ortodoxa. Reparei por exemplo que os ortodoxos dão muito significado aos ritos, às imagens (icons), aos símbolos… As igrejas são lindíssimas… com frescos de tirar as palavras… Mas também vi que o essencial da mensagem de Cristo está lá… ou não fossem eles cristãos.
Também há católicos-romanos na Roménia…por exemplo a cidade onde vivo, Arad, tem uma igreja lindíssima em que o patrono é nem mais nem menos que o nosso Santo António. A fé é a mesma… apenas formas distintas de vivê-la… se calhar estou a cometer uma heresia a escrever isto desta forma, mas não interessa… o que importa é que a Mensagem de Amor que Cristo transmitiu se perpetua no tempo e no espaço… As palavras são diferentes… mas a fé é a mesma…


Tatal nostru
Care esti in ceruri
Sfinteasca-se numele Tau
Vie imparatia Ta
Faca-se voia Ta
Precum in cer asa si pre Pamant
Painea noastra cea de toate zilele
Da-ne-o noua astazi
Si ne iarta noua gresalele noastre
Precum si noi iertam gresitilor nostri
Si nu ne duce pre noi in ispita
Ci ne izbaveste de cel rau
Ca a Ta este imparatia
Slava si puterea
In numele Tatalui
Al Fiului
Al Sfantului Duh
Amin.

1 comentário:

platelminte disse...

Olá amigo
Obrigado pela tua participação.
Afinal olhando para o Pai-nosso escrito em Romeno dá para perceber as semelhanças com o latim que também originou o nosso português.
Espero que esteja tudo bem contigo.
Um grande abraço em Cristo(o suficiente para chegar à Roménia e voltar:) )
David