quarta-feira, 30 de maio de 2007

Reunião



Olá amigos searenses,
Como prometido, vou partilhar com todos vós a nossa reunião do próximo Domingo. Ela é uma continuação da nossa reflexão sobre o Pentecostes (daí esta imagem), que iniciamos na última reunião. Proponho hoje um dos textos que iremos abordar e que é retirado da Constituição Dogmática sobre a Igreja do Concílio Vaticano II.
"4. Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para Ele cumprir na terra (cfr. Jo. 17,4), foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes, para que santificasse continuamente a Igreja e deste modo os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito (cfr. Ef. 2,18). Ele é o Espírito de vida, ou a fonte de água que jorra para a vida eterna (cfr. Jo. 4,14; 7, 38-39); por quem o Pai vivifica os homens mortos pelo pecado, até que ressuscite em Cristo os seus corpos mortais (cfr. Rom. 8, 10-11). O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis, como num templo (cfr. 1 Cor. 3,16; 6,19), e dentro deles ora e dá testemunho da adopção de filhos (cfr. Gál. 4,6; Rom. 8, 15-16. 26). A Igreja, que Ele conduz à verdade total (cfr. Jo. 16,13) e unifica na comunhão e no ministério, enriquece-a Ele e guia-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos e adorna-a com os seus frutos (cfr. Ef. 4, 11-12; 1 Cor. 12,4; Gál. 5,22). Pela força do Evangelho rejuvenesce a Igreja e renova-a continuamente e leva-a à união perfeita com o seu Esposo. Porque o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: «Vem» (cfr. Apoc. 22,17)!
Assim a Igreja toda aparece como «um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
Espero que o texto não seja muito difícil e aguardo os vosso comentários para que me possam ajudar a enriquecer a nossa reunião (porém não falem tudo agora e depois fiquem calados no dia).
Um grande abraço no Espírito de Cristo.
O vosso animador, agora realmente chato:

4 comentários:

Bruno Coelho disse...

Pois é, senhor Animador Verme Achatado... Parece que a próxima reunião vai dar que falar, eu falo por mim, neste texto está uma das coisas que mais me custa explicar aos outros, a Santíssima Trindade... como explicar aos miúdos que 3 pessoas são 1 só...

Espero que com esta reunião consiga perceber mais um pouco isso... Apesar de que este texto já me clarificou um pouco, esta coisa "para que santificasse continuamente a Igreja e deste modo os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito", já me fez perceber que nós só chegamos a ao Pai, compreendendo o mistério do Seu Filho que se fez homem como nós, para que o pudéssemos entender, mas essa compreensão não se atinge sem deixar que o Espírito actue em nós... o Espírito é que dá conhecimento, o Espírito é que transforma, o Espírito é o amor em nome do Pai e do Filho...

platelminte disse...

Ainda bem que participaste e melhor ainda se o texto já te foi esclarecedor, só espero que a reflexão do grupo possa ajudar ainda mais.
Um abraço

platelminte disse...

Bom, fica aqui o aviso de que afinal este fim de semana não haverá reunião visto existir uma oração de grupo na alcainça no domingo. Portanto o tema ficará adiado para o outro fim de semana.
Um abraço

3 disse...

Visto que não vai haver reunião eu ainda vou fazer um comentário a este post... assim tenho mais tempo para pensar e escrever alguma coisa de jeito!!! Apesar de que, segundo uns rumores que passaram ai nuns comentários, eu já não digo tanta porcaria e até pareço ter sentimentos...lol...